

Cada vez que você faz uma compra online, recarrega seu cartão de transporte público, ou solicita um benefício social, você está gerando dados. Diante desse grande volume de dados, é preciso aprimorar a forma como são feitas a organização, as estratégias e toda a gestão da informação nas organizações do setor público, privado e terceiro setor.
E é justamente por meio da governança de dados que as organizações podem melhorar a transparência e os processos internos, aumentar a competitividade e cumprir legislações. Mas afinal, o que é governança de dados?
Governança de dados é um conjunto de práticas e regras que envolvem a gestão dos dados ao longo de seu ciclo de vida. Isso inclui desde a criação e coleta até o armazenamento, uso, proteção, acesso, compartilhamento e eliminação dos dados. Essas práticas podem ser técnicas, políticas, regulatórias ou institucionais e afetam os dados em diferentes níveis, atravessando fronteiras organizacionais e nacionais.
Os governos consideram a governança de dados uma prioridade, seja porque ela ajuda a maximizar os benefícios do acesso, transparência e compartilhamento de dados para melhor responsividade e entrega de serviços para promover o bem-estar do cidadão; ou porque promove compliance às normas vigentes e sensibiliza sobre os riscos e desafios desta agenda.
Enquanto que as empresas com uma boa governança de dados saem na frente e detectam demandas inexploradas, muito antes daquelas que passaram a ter acesso a informações estratégicas e não sabem como analisá-las.
De uma forma ou outra, a cultura de dados precisa estar integrada à estratégia das organizações para gerar vantagem competitiva, promover o crescimento de longo prazo e desenvolvimento socioeconômico.
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