COMPARTILHAMENTO DE DADOS – MGI E G20
Visão Geral
O Desafio
O desafio principal é pesquisar e institucionalizar o tema do compartilhamento de dados nas declarações e produtos do G20, além de analisar e sistematizar referências históricas e iniciativas de compartilhamento de dados dos países do G20. O objetivo é impulsionar a inovação, a inclusão e a concorrência em escala, promovendo um mundo mais equitativo e colocando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trilhos novamente através de soluções digitais seguras.
Nossa Abordagem
A Linked Data atuou na pesquisa e institucionalização do tema de Infraestruturas Públicas Digitais (DPIs), com foco no compartilhamento de dados. Nossa abordagem é multifacetada, envolvendo:
- Pesquisa e Sistematização de referências históricas do tema compartilhamento de dados
- Identificação e análise de casos de sucesso de DPIs no Brasil
- Análise dos impactos socioeconômicos das DPIs
- Proposição de um posicionamento estratégico para o Brasil no G20, utilizando os exemplos nacionais para influenciar a expansão e o fomento de DPIs globalmente.
Resultados
O fomento e expansão das Infraestruturas Públicas Digitais (DPIs) no Brasil é consolidada pela produção de relatórios e materiais estratégicos que conceituam as DPIs, destacam casos de sucesso nacionais e exploram suas potencialidades para a Agenda 2030 e o G20. Esse trabalho apoia o posicionamento do Brasil como ator chave na temática, demonstrando o impacto das DPIs na inovação, inclusão e desenvolvimento econômico, especialmente para startups e empresas de tecnologia. A sistematização de referências e a contribuição para a Agenda Digital dos ODS reforçam a importância das DPIs para acelerar o cumprimento das metas globais.